Photos

Photographer's Note

Considerada um marco da arquitetura moderna, a igreja de São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer é mais conhecida como Igrejinha da Pampulha. Uma curiosidade é que a Arquidiocese de Belo Horizonte demorou 14 anos para consagrar a igreja. Há quem diga que a Igreja Católica achou o prédio muito moderno para seus padrões. Outra versão dá conta de que a recusa deveu-se à posição política de Niemeyer, comunista histórico. Convidado por Kubitschek para projetar o conjunto da Pampulha, Niemeyer se inspirou nos contornos das montanhas mineiras para criar as curvas do templo. Portinari pintou em uma imensa tela um São Francisco irrealista e de mãos desproporcionais, tendo ao lado um cão vira-lata. A sagração só ocorreu em abril de 1959.

Fonte: www.investarte.com

"Era um protesto que eu levava como arquiteto, de cobrir a igreja da Pampulha de curvas, das curvas mais variadas, essa intenção de contestar a arquitetura retilínea que então predominava" (Oscar Niemeyer)

Escaneada num Epson ActionScanner II.

Photo Information
Viewed: 4979
Points: 48
Discussions
Additional Photos by Lucas Vieira (lucasgalodoido) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 6049 W: 190 N: 7835] (27698)
View More Pictures
explore TREKEARTH