Photos

Photographer's Note

Ceiba speciosa (A. St.-Hil.) Ravenna

Nomes Populares
paineira, paina, barriguda, paina-de-seda, paineira-branca, paineira-rosa, árvore-de-paina, árvore-de-lã, paineira-fêmea.

Família
Bombacaceae

Nome Científico
Ceiba speciosa (A. St.-Hil.) Ravenna

Sinonímia Botânica
Chorisia speciosa A. St.- Hil., Ceiba mandonii Britten & Baker f., Ceiba pubiflora (A. St.-Hil.) K. Schum., Eriodendron pubiflorum A. St.- Hil.

Descrição Morfológica
Árvore grande, de até 30 m de altura, possui copa ampla, muito ramificada, umbeliforme, caducifólia, provida de densa folhagem durante o verão. O tronco retilíneo e cilíndrico, apresenta casca externa verde-escura, provida de acúleos cônicos, principalmente na fase jovem e engrossamento próximo à base.

Suas folhas são alternas, digitadas, pecioladas (4 a 15 cm), com 5 a 7 folíolos peciolulados, elípticos, com margem serreada e nervura principal proeminente em ambas as faces, medem de 4 a 12 cm de comprimento por 1,3 a 5 cm de largura.

As flores são solitárias, axilares, com corola de coloração branco-tomentosa por fora e rósea a arroxeada por dentro. Os frutos são cápsulas oblongas, com numerosas sementes envoltas por pêlos brancos. A floração ocorre de fevereiro a abril e a frutificação de abril a setembro.

Ocorrência
Ocorre da Paraíba ao Rio Grande do Sul, nas formações florestais do complexo atlântico e nas florestas estacionais deciduais e semideciduais. Habita principalmente matas ciliares ou terrenos úmidos de capoeiras.

Utilização
Madeira leve e mole, de baixa densidade quando jovem e maior na fase adulta, de pouca durabilidade, fácil de trabalhar. Usada na fabricação de canoas e para caixotaria, com potencial para a produção de pasta celulósica.

A paina serve para encher colchões, travesseiros e almofadas.

Pela sua rusticidade, beleza de floração, boa sombra e também devido ao tronco grosso e a paina branca presa à planta, é muito utilizada para a ornamentação de parques e praças.

Suas flores são um excelente remédio contra a asma. O chá da casca, regula a pressão alta, é depurativo do sangue e ajuda a eliminar o ácido úrico. A resina e a casca em cozimento emprega-se como compressa sobre hérnias e ínguas.

Características Ecológicas
Espécie seletiva higrófila e pioneira, de ciclo de vida longo, permanecendo na floresta madura.

Fonte:
http://www.arvoresdeirati.com/index.php?area=descricao&id=31

AiresSantos has marked this note useful

Photo Information
Viewed: 9420
Points: 8
Discussions
  • None
Additional Photos by Paula Miranda (ppmiranda) Gold Star Critiquer/Silver Workshop Editor/Silver Note Writer [C: 78 W: 34 N: 12] (373)
View More Pictures
explore TREKEARTH