Photos

Photographer's Note

Leme:
O bairro deve seu nome à Pedra do Leme contornada pelas praias da Urca e Botafogo e cujo formato, visto de cima, se assemelha ao do leme de um navio.

No Império a região onde se encontram Leme e Copacabana era reduto de famílias que faziam piqueniques e passeios. Por ficar numa área de difícil acesso, areal deserto, até o final do século XIX somente existiam na localidade o Forte Reduto do Leme, a pequena igreja de Nossa Senhora de Copacabana e algumas chácaras e sítios.
A atração das famílias à área era tão grande que houve, entre 1892 e 1894, o primeiro loteamento, cuja primeira via aberta se chamaria Rua Gustavo Sampaio. A Empreza de Construcções Civís pertencente a Alexandre Wagner, Otto Simon e Theodoro Duvivier foi responsável pelo projeto. As terras foram adquiridas a partir de 1873 pelo capitalista e empreendedor Alexandre Wagner, eram as chácaras: do Leme, do Sobral e do Boticário, que se estendiam Morro do Vigia até a atual Rua Siqueira Campos.
A inauguração do Túnel Novo (ou do Leme), em 1906, levou a linha de bondes da Companhia Ferro-Carril Jardim Botânico ao bairro, na Praça do Vigia. No mesmo ano na orla do Leme e Copacabana foi concluída a Avenida Atlântica.


Avenida Princesa Isabel.
No Morro da Babilônia ainda havia chácaras, uma delas era pertencente a Wilhelm Marx, pai do paisagista Roberto Burle Marx. E a ocupação de suas encostas se deu em 1915, alcançando seu auge a partir de 1934 quando foram criadas as Comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira. Já no Morro do Leme situava-se o Forte Duque de Caxias, construído em 1776, sendo desativado em 1975. O bairro apresentava outras quatro estruturas militares, como: o Forte da Ponta da Vigia, o Forte da Ponta do Anel, o Forte Duque de Caxias e o Forte Guanabara.
Nos anos 1950 e 60 a verticalização atinge o bairro, com a construção dos prédios dos hotéis Meridian da rede francesa Le Méridien, rebatizado em 2007 como IberoStar Copacabana, além de edifícios residenciais. Em 1971 houve a duplicação do calçadão.

Source: Wikipedia!

Nobody has marked this note useful

Photo Information
  • Copyright: Marque Berger (rio_de_janeiro) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 78 W: 82 N: 410] (2091)
  • Genre: Places
  • Medium: Color
  • Date Taken: 2012-01-07
  • Camera: Sony DSLR-A100
  • Exposure: f/18.0, 1/60 seconds
  • More Photo Info: view
  • Photo Version: Original Version
  • Date Submitted: 2012-01-16 14:32
Viewed: 2293
Points: 0
Discussions
  • None
Additional Photos by Marque Berger (rio_de_janeiro) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 78 W: 82 N: 410] (2091)
View More Pictures
explore TREKEARTH