Photos

Photographer's Note

The Port of Tubarão is a port in Brazil, near the city of Vitória, in Espírito Santo. The port was created in 1966 by the Brazilian mining company Vale to export iron ore extracted from the "Iron Quadrangle" in Minas Gerais. In 2007, the Port of Tubarão was the largest iron ore embarking port in the world, shipping around 80 million metric tons of ore a year. Lesser port trade includes grain and soybean meal. Vale is still the owner of the port.


******


O Porto de Tubarão é um porto brasileiro localizado na ponta do mesmo nome, na parte continental do município de Vitória, capital do Espírito Santo. É um terminal graneleiro do Porto de Vitória.

Inaugurado em 1966, é controlado pela Companhia Vale do Rio Doce. É o maior porto de exportação de minério de ferro do mundo e permite o acesso de navios de grande porte (Very-Large Crude Carriers (VLCC), Ultra-Large Crude Carriers (ULCC)).

A construção do Porto de Tubarão foi iniciada em 1962 pela (então empresa de economia mista) - Vale do Rio Doce, no ano em que foram assinados os primeiros contratos de longo prazo para fornecimento de minério de ferro para o Japão e a Alemanha, e sua construção foi totalmente paga com recursos do Tesouro Nacional.

O Porto de Tubarão se constituiu num projeto pioneiro - concebido por Eliezer Batista - que contribuiu para criar um novo processo logístico mundial no transporte de granéis sólidos e líquidos. A participação do Japão nesse empreendimento foi decisiva e a construção do porto de Tubarão é até hoje recordada com simpatia pelos japoneses:

Aqui, merece destaque o projeto pioneiro do Porto de Tubarão, que provocou a maior revelação no transporte mundial de granéis sólidos e líquidos com a conseqüente evolução, em termos globais, de um novo sistema de logística global, que transformou a "distância física" em "distância econômica".

Conseguiu-se levar um produto de muito baixo valor às maiores distâncias no planeta, de forma econômica.

Os grandes graneleiros e graneleiros-petroleiros, assim como os colossais tankers, foram frutos deste conceito.

A contribuição da siderurgia brasileira proporcionou o primeiro grande salto da Companhia Vale do Rio Doce com contratos a longo prazo e ajuda tecnológica no projeto e construção dos grandes navios (novos materiais para os novos designs e versatilidade dos mesmos). Em decorrência, foi criada a Docenave, que chegou a ser a terceira maior frota de granéis do mundo.

Source: Wikipedia.org


******

By the way, the turret-like cloud above (stratocumulus castellanus) is not really a hazardous weather condition, but a mere suggestion of the form of a cumulonimbus tuba, a tornado. The layer on the top is a stratocumulus stratiformis.




>>Other shots from my trip to the state of Espírito Santo



Camera Model Canon EOS 40D
Shooting Date/Time 18/12/2008 08:07:26
Shooting Mode Manual Exposure
Tv( Shutter Speed ) 1/40
Av( Aperture Value ) 6.3
Metering Mode Evaluative Metering
ISO Speed 100
Lens EF70-200mm f/2.8L IS USM
Focal Length 100.0 mm
Image Size 3888x2592
Image Quality RAW
Flash Off
White Balance Mode Auto
AF Mode One-Shot AF
Picture Style Standard
Sharpness 6
Contrast 0
Saturation 0
Color tone 0
Color Space sRGB
Long exposure noise reduction 1:Auto
High ISO speed noise reduction 1:Enable
Highlight tone priority 0:Disable
File Size 12526 KB
Drive Mode Low-speed continuous shooting

lucasgalodoido, gervaso, nivaldo, belido, zeca, pboehringer has marked this note useful

Photo Information
Viewed: 2791
Points: 14
Discussions
Additional Photos by Victor Scherrer (jvsb) Gold Star Critiquer/Gold Note Writer [C: 129 W: 8 N: 332] (1382)
View More Pictures
explore TREKEARTH