Photos

Photographer's Note

A pesca é uma das mais importantes fonte de renda da população ribeirinha da Bacia do São Francisco e os peixes são a base da culinária local.

Já foram identificadas 152 espécies de peixes nativos da bacia. Entre as espécies nativas mais importantes nos rios e lagoas naturais da bacia destacam-se as migradoras, curimatã-pacu , dourado , surubim, mandi-amarelo, mandi-açu Duopalatinus emarginatus e piau-verdadeiro Leporinus elongatus, e as sedentárias, pacamão, piau-branco, traíra, corvinas, piranha-vermelha e piranha-preta. Muitos gêneros de peixes encontrados na bacia do São Francisco são comuns às bacias amazônica e do Prata. O dourado é um pouco maior que a espécie da bacia do Prata, alcançando 30kg e 1,50m de comprimento. Os pintados são famosos pelo tamanho que atingem, mais de 100kg, embora peixes desse porte não sejam muito comuns.

Apesar dos sérios problemas ambientais que se observam na bacia do São Francisco, algumas áreas ainda oferecem condições para uma boa pescaria. Dourados, surubins, matrinxãs, piaparas, curvinas, traíras, mandis, pirá (um bagre endêmico da bacia), tucunarés (introduzidos em alguns reservatórios e no baixo São Francisco), e outras espécies introduzidas e bem sucedidas podem ser capturadas em suas águas, freqüentadas principalmente por pescadores de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Pra mim Surubim é o melhor peixe da região! Diz o dono de um bar de Pirapora que o maior surubim pescado na região pesava 73Kg! Devido as águas rasas de Pirapora, a pesacria se torna mais fácil!

Um abraço a todos!

P.s. No fundo está o hotel Canoeiros, um dos mais confortáveis e agradável de Pirapora!
Um abraço a todos!

Scharan, AiresSantos, parbo, ACesar, xuaxo, ikeharel has marked this note useful

Photo Information
Viewed: 4300
Points: 18
Discussions
Additional Photos by Lucas Vieira (lucasgalodoido) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 6021 W: 190 N: 7792] (27550)
View More Pictures
explore TREKEARTH