Photos

Photographer's Note

O Morro da Igreja é uma elevação situada na Região Sul do Brasil, no sudeste do estado de Santa Catarina, na Serra Geral, no município de Urubici. Seu pico está situado a 1.822 metros de altitude, sendo o ponto habitado mais alto da Região Sul e onde foi, não-oficialmente, registrada a temperatura mais baixa do Brasil: -17,8°C, em 29 de junho de 1996. Com os ventos fortes, a sensação térmica chegou a -46°C.
Próximo ao Morro da Igreja está a Pedra Furada, formação natural que é uma das atrações do Parque Estadual da Pedra Furada, dentro do qual se encontra o Morro da Igreja.

Com 1.822 m de altitude, é o segundo pico mais alto de Santa Catarina e o quarto mais elevado da Região Sul, ficando atrás do Pico Paraná, com 1.877 m, seguido do Pico Caratuva, com 1.860 m, ambos no estado do Paraná, além do Morro da Boa Vista, com 1.827 m de altura, sendo este último o ponto mais alto do estado de Santa Catarina.

O Morro da Igreja é considerado o local mais frio do Brasil, sendo bastante visitado em especial no inverno, quando as temperaturas ficam freqüentemente negativas e ocorre a queda de neve. É o lugar no Brasil com maior propensão a este tipo de precipitação.

Tayon, mesquens, nivaldo, npecanhuk has marked this note useful

Photo Information
Viewed: 5117
Points: 8
Discussions
  • None
Additional Photos by Sergio Nunes (sernunes) Silver Note Writer [C: 8 W: 0 N: 52] (348)
View More Pictures
explore TREKEARTH