Photos

Photographer's Note

Palácio e Quinta da Regaleira - Pormenor do Poço da Iniciação.

-----------------------------------------------------

Situada em pleno Centro Histórico de Sintra, classificado Património Mundial pela UNESCO, a Quinta da Regaleira é um lugar com espírito próprio. Edificado nos primórdios do Século XX, ao sabor do ideário romântico, este fascinante conjunto de construções, nascendo abruptadamente no meio da floresta luxuriante, é o resultado da concretização dos sonhos mito-mágicos do seu proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), aliados ao talento do arquitecto-cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936).
A imaginação destas duas personalidades invulgares concebeu, por um lado, o somatório revivalista das mais variadas correntes artísticas - com particular destaque para o gótico, o manuelino e a renascença - e, por outro, a glorificação da história nacional influenciada pelas tradições míticas e esotéricas.
A Quinta da Regaleira é um lugar para se sentir. Não basta contar-lhe a memória, a paisagem, os mistérios. Torna-se necessário conhecê-la, contemplar a cenografia dos jardins e das edificações, admirar o Palácio dos Milhões, verdadeira mansão filosofal de inspiração alquímica, percorrer o parque exótico, sentir a espiritualidade cristã na Capela da Santíssima Trindade, que nos permite descermos à cripta onde se recorda com emoção o simbolismo e a presença do além. Há ainda um fabuloso conjunto de torreões que nos oferecem paisagens deslumbrantes, recantos estranhos feitos de lenda e saudade, vivendas apalaçadas de gosto requintado, terraços dispostos para apreciação do mundo celeste.
A culminar a visita à Quinta da Regaleira, há que invocar a aventura dos cavaleiros Templários, ou os ideais dos mestres da maçonaria, para descer ao monumental poço iniciático por uma imensa escadaria em espiral. E, lá no fundo com os pés assentes numa estrela de oito pontas, é como se estivéssemos imerses no ventre da Terra-Mãe. Depois, só nos resta atravessar as trevas das grutas labirínticas, até ganharmos a luz, reflectida em lagos surpreendentes.

-----------------------------------------------------

This is a fabulous assemblage of styles and constructions ( gardens, wells, towers, statues, mysterious grottoes, etc.), which Manini succeeded in imbuing with exceptional characteristics. Albeit having a semblance of a scene from opera, the Quinta da Regaleira has alchemical and sacred connotations.
The origins of this Quinta (palace and estate) which is currently known as the Quinta da Regaleira date back to 1697 when José Leite purchased a huge tract of land at one end of the Old Quarter of Sintra.

Nobody has marked this note useful

Photo Information
Viewed: 2752
Points: 8
Discussions
  • None
Additional Photos by Rui Miranda (JBond) Silver Note Writer [C: 2 W: 0 N: 29] (268)
View More Pictures
explore TREKEARTH