Photos

Photographer's Note

Esta foto foi tirada a caminhos de casa perto de Lameiro das Antas pertencente à freguesia de Santiago dos Velhos.

O concelho a que pertence esta localidade é composto por 4 freguesias: Arranhó, Arruda dos Vinhos(onde resido), Cardosas, Santiago dos Velhos.

Situada a cerca de 10 quilómetros de Arruda, tem como área 17 Km² divididos por Santiago dos Velhos, Adoseiros, A-do-Mourão, Carvalha, Lameiro das Antas, Con-tradinha, Covão de Cima, Outeiro das Doidas, Carrasqueira e muitos casais dispersos. A freguesia é bastante rural predominando a cultura do vinho e do trigo.

Continuação da Nota desta foto.

A complexidade técnica do moinho, por seu turno, da qual fazem parte peças essenciais e complicadas como a entrosga, o carreto, os fuselos, a segurelha ou o cadelo, dificulta também a compreensão do seu funcionamento por parte da população circundante. O construtor do moinho, para além de ter de ser sempre alguém com algum potencial económico, uma vez que o preço da pedra e das ferramentas necessárias à sua construção é substancial, tem também de possuir conhecimentos técnicos bastante profundos, aliados a algumas noções básicas de eólica e de engenharia. Os dados de natureza física, como a compreensão da relatividade dos choques entre os corpos, da fricção e de todos os fenómenos directamente relacionados com o esmagamento das sementes, terão contribuído também para alicerçar a convicção de que o moleiro é, de facto, um ser diferente. Em último lugar, o tipo de pedra utilizado na construção das mós, quer na parte dormente, quer na movente, pressupõe um vasto conhecimento geológico e geográfico das regiões em questão, para encontrar os tipos de pedra mas adequados às formas de grão que vão posteriormente ser moídas.

summer89 has marked this note useful

Photo Information
Viewed: 3137
Points: 4
Discussions
  • None
Additional Photos by Pedro Algarvio (s0undt3ch) (59)
View More Pictures
explore TREKEARTH