Photos

Photographer's Note

Arquitecto | Construtor | Autor
Joaquim Rafael (autor do painel do retábulo-mor); Eduardo Leite (autor dos azulejos das fachadas exteriores); Amândio Silva (autor do vitral da fachada principal); Mendes da Silva (restauro do painel do retábulo-mor).

Cronologia
1795 - Referência ao breve pontifício do Papa Pio VI em que se alude à irmandade; 1801 - obras de remodelação e ampliação que modificaram o seu estilo original; 1815 - pintura do painel do retábulo-mor; 1929 - revestimento das fachadas com azulejos, executados na fábrica Viúva Lamego em Lisboa; 1953 - restauro do painel do retábulo-mor.

Tipologia
Arquitectura religiosa, neoclássica. Igreja de planta simples, rectangular, com nave única, capela-mor, e torre sineira adossada e no mesmo plano da fachada principal. Fachadas delimitadas por cantaria de granito e inteiramente preenchidas por azulejos historiados, azuis e brancos. Robusta torre sineira, rematada por balaustrada, e coberta por coruchéu.

Características Particulares
Fachadas inteiramente preenchidas por azulejos historiados, azuis e brancos, representando passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, executados em 1929, e da autoria de Eduardo Leite. Curiosa invocação de Nossa Senhora das Almas, do sec. 18. Janelão moldurado e encimado por frontão curvo, com vitral, da autoria de Amândio Silva, executado no 2º quartel do sec. 20, representando as Almas.

( Isabel Sereno, in http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/002_B1.aspx )

goodfella has marked this note useful

Photo Information
Viewed: 2720
Points: 2
Discussions
  • None
Additional Photos by Ana Rita (AnaRita) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 136 W: 71 N: 204] (1741)
View More Pictures
explore TREKEARTH