Forums

Go Back   The TrekEarth Forums >

Notices

Reply

Thread Tools

Great belido 2009-02-09 3:29

Olá Victor,

há dois pontos a serem analisados. Um é a composição que revela sua atenção para com os elementos e a melhor maneira de enquadrá-los. Nesse sentido, só tenho elogios a fazer. A imagem está balanceada e as camadas que são os morros em suas diagonais, assim como o céu ao fundo, funcionam muito bem. Já no que se refere à luz, acho que não está em sua melhor condição. Como o ponto de tomada está ótimo, acho que a solução seria um outro momento, com a luz mais suave e/ou tangencial, mas sei que isso quase sempre não é possível. Desculpe a franqueza, mas é sim uma bela composição!
Abraço,
Carlos

Old 02-09-2009, 07:52 PM
jvsb's Avatar
jvsb jvsb is offline
TE Junior Member

Default To belido: Luz, formas, escolhas, gostos

Muito obrigado, Carlos. Sem essa de pedir desculpa pela franqueza. Eu espero mesmo é poder manter um diálogo aberto e sincero. A contraluz parece não ter agradado a ninguém. Lógico que foi uma escolha limitada pelas circunstâncias, mas a intenção foi de gerar uma silhueta mesmo, em que são as formas, mais do que as texturas e a variação tonal ou de cores, que compõem o contraste inerente à composição (sem a indulgência do verde, hehe, lembra?). O elemento estético ficaria por conta das nuvens que surgem entre as duas diagonais. Agora reparo que pb ficaria mais adequado para desenvolver essa abordagem.
A luz estava muito difícil de fato. Eu tentei segurar o nd grad com a mão na frente da 70-200, meio precário; era a pressa. Uma luz melhor, só esperando várias horas para o pôr-do-sol (para que ela viesse do outro lado). Se tivesse feito isso, teria pegado um céu totalmente coberto de nuvens, já que o tempo fechou depois.
Apesar de a foto não ter se conformado tanto à preferência dos que comentaram, ainda considero boa nos seus próprios méritos. É simplesmente outro tipo de abordagem em relação à última que postei do lugar, em que isso seria inaceitável, por simples imperícia técnica ou falta de disposição em montar o tripé, etc. etc. Talvez eu seja mais geométrico, talvez mais conceitual, sei lá. Às vezes, é uma questão irredutível de gosto.
Abraço,
Victor
Reply With Quote
Old 02-09-2009, 10:27 PM
belido's Avatar
belido belido is offline
TE Expert

Default Re: To belido: Luz, formas, escolhas, gostos

Eu entendi bem a sua visão para a composição, mesmo na primeira análise. Eu até iria sugerir uma versão em p&b com os contrastes acentuados. A questão da luz é puramente relativa ao apelo visual, nada além disso. Sem querer fazer nenhuma comparação, até porque sei de seu gosto por um resultado de cores e luz mais naturais, uso como exemplo minha última foto aqui postada. Ela foi bem recebida justamente por esse apelo. Se eu tivesse postado a versão original, teria sido um fracasso, tenho certeza, apesar de ser exatamente a mesma foto. Enfim, é interessante ver a reação das pessoas diante dessas variações estéticas. :)

Abraço,
Carlos
Reply With Quote
Reply

Thread Tools

Posting Rules