Forums


Go Back   The TrekEarth Forums >

Notices

Reply
 
Thread Tools

Great belido 2009-01-12 14:58

Olá Victor,

é uma imagem de um contexto muito bonito. Tenho certeza de que sua opção pelo p&b foi uma decisão acertada. Gosto do equilíbrio da imagem, a considerar o camponês na convergência das duas diagonais, bem ao centro. Ficou bom como o ponto focal que se expande pelo campo ao seu redor. Apenas por curiosidade (e algum tempo ocioso meu), resolvi reposicionar o elemento humano um pouco para a esquerda prá ver no que dava. Veja o resultado no ws...belo retrato!
Abraço,
Carlos

  #1  
Old 01-13-2009, 11:15 AM
jvsb's Avatar
jvsb jvsb is offline
TE Junior Member
Thread Starter
 
Join Date: May 2007
Posts: 199
Default To belido: Interpretações

Obrigado pela nota e pelo trabalho de workshop, Carlos. Você é o mago da stamp tool!! Com essa imagem pequenininha, conseguiu fazer uma colagem tão boa! Preciso tomar umas aulas de photoshop com vc.
É muito interessante testar todas as possibilidades de enquadramento e ver o que é mais efetivo para a transmissão de uma mensagem, sentimento, ou efeito. Via de regra, concordo que o posicionamento da pessoa de pé e inteiramente no quadro ganharia maior tensão em algum terço vertical do fotograma. Mas, pensando bem, não necessariamente neste caso. O motivo, na minha opinião, deriva de três pontos. Primeiro, é uma questão de pesos relativos de tons, de positivos e negativos, espalhados pelo quadro. O posicionamento central da figura humana acontece também deixar sua cabeça (valor de sombra) bem na inflexão entre os dois morros (valor de sombra) contra um céu bem definido a delimitá-lo (valor de luz). A posição à esquerda já traz alguma interferência entre a cabeça e o plano dos morros, quebrando um tanto a tensão do quadro. Segundo, pela postura do tronco e da cabeça, o olhar do observador retratado nos conduz diretamente ao alto, que, na versão centralizada, por estar naquele ponto de inflexão, se abre para os lados e nos magnífica a sensação de amplitude e enlevo, algo em que a grande-angular excele. O posicionamento no terço esquerdo diminui imensamente este efeito, repare. Terceiro, a sombra gerada pelo tema, quando posicionada mais ao centro, reforça a verticalidade do quadro, levando o olhar de uma paralela diagonal (que passa pela sombra no mato) à outra (do próprio quadro). A posição à esquerda já conduz o olhar do observador pela diagonal (do quadro), reforçando o peso do morro escurecido (que lhe é oposto) em detrimento do resto do quadro.
Dadas as condições, acredito que o efeito pretendido ainda está melhor na versão centralizada, mas o workshop traz uma possibilidade igualmente interessante, com outra interpretação da cena.
Reply With Quote
Reply


Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Forum Jump


All times are GMT. The time now is 05:36 PM.



Copyright © 2018 MH Sub I, LLC dba Internet Brands. All rights reserved. Use of this site indicates your consent to the Terms of Use.
explore TREKEARTH