Forums


Go Back   The TrekEarth Forums >

Notices

Reply
 
Thread Tools

Great Docarmo 2008-08-12 8:00

Olá Paulo,
Composição - O bloco de construções (igreja + casa ao lado... paroquial?) estão muito bem posicionados, uma composição visualmente eficaz.
Profundidade de campo - a nitidez está ótima em todos os pontos; até aquele Cruzeiro e aquele Cristo Redentor lá no fundo, no alto do morro, estão muito bem definidos.
Ajustes - A luminosidade e o contraste estão agradáveis à vista; parece que a claridade do dia era intensa, apesar de as nuvens que estão visíveis serem escuras. O f/stop de 10 e a exposição relativamente rápida em 200 no pattern metering-mode denotam isso. Mas tem o ISO 400... perguntas no ar ;-)
Enquadramento/formato - Gostei da folhagem dando um toque de moldura, sem no entanto sufocar a imagem.
Nota - Está primorosa, tenho aprendido muita coisa com seus posts.
WS - Ø
Efeito subjetivo - Apesar de o céu estar ameaçador, esta imagem passa serenidade, tranquilidade.
Perguntas - O ISO 400 pode ter influenciado nos ajustes da câmera? É o indicado nestas situações?
Um abraço,
MCV

  #1  
Old 08-12-2008, 05:33 PM
paura's Avatar
paura paura is offline
TE Expert
Thread Starter
 
Join Date: May 2006
Posts: 1,258
Default To Docarmo: Igreja de Santa Isabel de Hungria

Maria do Carmo,
Cada máquina tem um "limite aceitável de ISO": a minha pequena Psnasonic, apesar da fama que dispõe, toda ótica da Leica, uma versão igualzinha oferecida pela Leica e tal, é muito ruim para qualquer ISO mais alto. Nela, eu sempro limito o ISO em 80 para fotos mais cuidadas.

Na minha D40, apesar de ser a mais simples da categoria da Nikon, eu trabalho sem maiores preocupações com ISO de 200 a 400. (O mínimo dela é 200). Você precisa descobrir qual o ISO máximo aceitável para cada tipo de foto com a sua máquina. Isso se faz testando mesmo.

Eu sempre inicio os ajustes pelo f/stop. Os outros, faço-os em função deste. Para esse tipo de paisagem, procuro sempre um f/stop mínimo de 8 para conseguir profundidade de campo (você mesmo mencionou o cruzeiro sobre o morro) e máximo de 16. Em função do f/stop adotado, ajusto a velocidade de exposição e o ISO. Evito velcidade de exposição inferiores à 1/200 sem tripé.

O f/stop você deve saber que é uma grandeza relacionada á abertura do diafragma: Cada número "f" tem a metade do tamanho em área da abertura imediatamente maior, e modo que transmite aproximadamente a metade da quantidade de luz. (por isso os números 1.0; 1.4; 2; 2.8; 4; 5.6; 8; 11; etc. são aproximadamente iguais ao anterior multiplicado pela raiz quadrada de dois).

Quando tiro uma foto sempre analiso a iluminação, de forma a tentar tirar algum proveito dela. No mais, um bom polarizador e adequado trabalho no photoshot.

Caso você tenha alguma dúvida, pergunte-me.

Abraço
Reply With Quote
Reply


Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Forum Jump


All times are GMT. The time now is 07:38 PM.



Copyright © 2018 MH Sub I, LLC dba Internet Brands. All rights reserved. Use of this site indicates your consent to the Terms of Use.
explore TREKEARTH