Forums

Go Back   The TrekEarth Forums >

Notices

Reply

Thread Tools

Great Docarmo 2008-08-12 8:00

Olá Paulo,
Composição - O bloco de construções (igreja + casa ao lado... paroquial?) estão muito bem posicionados, uma composição visualmente eficaz.
Profundidade de campo - a nitidez está ótima em todos os pontos; até aquele Cruzeiro e aquele Cristo Redentor lá no fundo, no alto do morro, estão muito bem definidos.
Ajustes - A luminosidade e o contraste estão agradáveis à vista; parece que a claridade do dia era intensa, apesar de as nuvens que estão visíveis serem escuras. O f/stop de 10 e a exposição relativamente rápida em 200 no pattern metering-mode denotam isso. Mas tem o ISO 400... perguntas no ar ;-)
Enquadramento/formato - Gostei da folhagem dando um toque de moldura, sem no entanto sufocar a imagem.
Nota - Está primorosa, tenho aprendido muita coisa com seus posts.
WS - Ø
Efeito subjetivo - Apesar de o céu estar ameaçador, esta imagem passa serenidade, tranquilidade.
Perguntas - O ISO 400 pode ter influenciado nos ajustes da câmera? É o indicado nestas situações?
Um abraço,
MCV

Old 08-12-2008, 05:33 PM
paura's Avatar
paura paura is offline
TE Expert

Default To Docarmo: Igreja de Santa Isabel de Hungria

Maria do Carmo,
Cada máquina tem um "limite aceitável de ISO": a minha pequena Psnasonic, apesar da fama que dispõe, toda ótica da Leica, uma versão igualzinha oferecida pela Leica e tal, é muito ruim para qualquer ISO mais alto. Nela, eu sempro limito o ISO em 80 para fotos mais cuidadas.

Na minha D40, apesar de ser a mais simples da categoria da Nikon, eu trabalho sem maiores preocupações com ISO de 200 a 400. (O mínimo dela é 200). Você precisa descobrir qual o ISO máximo aceitável para cada tipo de foto com a sua máquina. Isso se faz testando mesmo.

Eu sempre inicio os ajustes pelo f/stop. Os outros, faço-os em função deste. Para esse tipo de paisagem, procuro sempre um f/stop mínimo de 8 para conseguir profundidade de campo (você mesmo mencionou o cruzeiro sobre o morro) e máximo de 16. Em função do f/stop adotado, ajusto a velocidade de exposição e o ISO. Evito velcidade de exposição inferiores à 1/200 sem tripé.

O f/stop você deve saber que é uma grandeza relacionada á abertura do diafragma: Cada número "f" tem a metade do tamanho em área da abertura imediatamente maior, e modo que transmite aproximadamente a metade da quantidade de luz. (por isso os números 1.0; 1.4; 2; 2.8; 4; 5.6; 8; 11; etc. são aproximadamente iguais ao anterior multiplicado pela raiz quadrada de dois).

Quando tiro uma foto sempre analiso a iluminação, de forma a tentar tirar algum proveito dela. No mais, um bom polarizador e adequado trabalho no photoshot.

Caso você tenha alguma dúvida, pergunte-me.

Abraço
Reply With Quote
Reply

Thread Tools

Posting Rules