Forums


Go Back   The TrekEarth Forums >

Notices

Reply
 
Thread Tools

  xuaxo 2008-03-11 13:17

Olá José,
Não sei quantas crianças sobreviveram ao campo de refugiados. Ou seja, não sei quantas saíram do campo e viveram uma vida de adultos mais ou menos normal. As que conseguiram são agora quase todos adultos, passados 14 anos.
Os casos de sobrevivência à tragédia inicial e ao campo de refugiados devem ser considerados milagres.
Um abraço,
F

  #1  
Old 03-11-2008, 09:55 PM
josediogo1958's Avatar
josediogo1958 josediogo1958 is offline
TE Newbie
Thread Starter
 
Join Date: Feb 2008
Posts: 39
Default To xuaxo: Olá

Olá Francisco
Obrigado antes de mais pelo manifesto apoio a esta minha causa.
Depois de quase 18 anos de voluntariado e tendo conhecido este site achei por bem prestar o meu contributo para a realidade do nosso mundo maravilhoso sem dúvida, de beleza inigualável sem dúvida,mas sem dúvida também feito destas realidades de tragédia diária,humanamente impensáveis á luz dos conceitos básicos do senso comum, da dignidade humana e da cidadania global.
Quando em 1994 o mundo virou os olhos para as imagens do Rwanda, toda a comunidade internacional se mobilizou para Goma.Era este o destino de toda a ajuda humanitária disponível, bem como o destino de todos os média.Quando saímos de Portugal era a abertura de todos os noticiários, imagens de morte em massa pela mão instrumentada de homens mulheres e crianças.O que encontrámos á chegada é do conhecimento de todos e os números são do Alto Comissariado das NU para os refugiados:1.500.000 mortos,2.000.000 refugiados, 7.000 mortos /dia no total dos campos ( 1500 do campo de Kibumba ). Cerca de 100.000 crianças órfãs ou abandonadas terão sobrevivido ao momento.
Durante os 2 meses que ali estivemos trabalhámos em estreita luta contra a mortalidade diária.Só os grandes meios possibilitaram atenuar de alguma forma este horror: exércitos,Ongs e voluntários locais diariamente ultrapassados pela realidade cruel.
Os média foram gradualmente desmobilizando pela banalização da morte.Digo apenas que quando regressámos a Portugal nunca mais ouvi qualquer referência ao que se continuava a passar.
Voltei ao Rwanda em 1996 numa outra missão na montanha de Shiyra.Ainda bem presente na vida de todos que encontrei,consequências inultrapassáveis.Não faço comentários políticos porque o que sempre nos move são as pessoas. Dessa montanha tivemos a sorte de poder fugir, por causa do assassinato de uma equipa espanhola na cidade mais próxima - Ruhengeri.Sabes que as ONGs são tb testemunhas e por vezes não bem vindas a certos cenários. Só pra dizer em relação ás crianças que hoje sejam homens, algumas que vieram para a Bélgica no mesmo avião que nos trouxe de Kigali,o processo de adopção teria começado ainda antes de 1994...Vidas muito difíceis.
De todas as missões em que participei aquela de Julho/Agosto de 1994 foi sem dúvida a que mais me marcou... e se eu tenho marcas. Histórias de vida.Daí este tributo.
Um abraço
José Diogo
Reply With Quote
  #2  
Old 03-12-2008, 10:04 PM
xuaxo's Avatar
xuaxo xuaxo is offline
TE Expert
 
Join Date: Feb 2006
Location: CV & PT
Posts: 5,332
Default Re: To xuaxo: Olá

Muito obrigado por este testemunho escrito mais detalhado. Um bom complemento às imagens.
Um abraço,
F
Reply With Quote
Reply


Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Forum Jump


All times are GMT. The time now is 05:29 AM.



Copyright © 2018 MH Sub I, LLC dba Internet Brands. All rights reserved. Use of this site indicates your consent to the Terms of Use.
explore TREKEARTH