Photos

Photographer's Note

Pormenor da zona destruída pelo aluvião de 20 de Fevereiro, onde podem ser observadas algumas habitações destruídas.


"O topónimo Serra de Água deriva dos rudimentares engenhos mecânicos de água nas margens das ribieras. Serra de Água pertenceu ao Concelho de Ponta de Sol até 1914. Fica a 8 km da actual sede do concelho e venera a Srª da Ajuda desde que o primitivo núcleo se formou ao redor da velha capela.

A freguesia foi estabelecida defenitivamente em 1680, muito embora tivesse sido criada por alvará de finais de 1676. Novo tempo (e mais espaçoso) surgiu cerca de 1700, com a invocação da antiga capela.

Cercada por altas montanhas, a localidade fica num vale e é irrigada por diversas ribeiras sem as quais não haveria condições para a agro-pecuária. Serrações de madeiras foram indústrias ques e fixaram primeiro, devido à materia-prima fornecida por grandes manchas florestais. Subindo o vale da Ribeira Brava e não a perdendo de vista, capta-se paisagem singular e a multidão perfilada de choupos que guarnecem e acompanham as margens."

in "Madeira - Paisagem e Memória ao Sabor do Mar", LEMA, Edição Secret. Reg. Turismo, R.A.M.

Nobody has marked this note useful

Photo Information
Viewed: 2239
Points: 2
Discussions
  • None
Additional Photos by Isabel Abreu (isa) Gold Star Critiquer/Silver Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 186 W: 24 N: 278] (1974)
View More Pictures
explore TREKEARTH