Photos

Photographer's Note

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho é um conjunto de favelas situado na fronteira entre os bairros de Ipanema e Copacabana1 , na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

Possui cerca de 5 000 moradores. Por se situar em um morro próximo ao mar, possui uma das vistas mais privilegiadas da cidade. O conjunto de favelas, apesar de se situar em uma das zonas mais nobres da cidade, possui graves problemas sociais, como pobreza, violência e tráfico de drogas.

O conjunto tem atraído projetos sociais que visam a reverter tal situação. Além dos governos, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, de organizações não governamentais como o Grupo Cultural Afro Reggae2 e o projeto Dançando para Não Dançar3 , esportistas e artistas exercem atividades sociais na comunidade. Dentre eles, estão os integrantes do Cirque du Soleil, o documentarista João Moreira Salles e a bailarina Ana Botafogo.

Ali, também funciona o Colégio Presidente João Goulart. A escola serve de sede para aulas de cidadania, informática, circo, costura, capoeira, dança, palestras, workshops e boxe. Além dos professores, policiais do Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais ajudam a administrar o espaço4 .

Outro projeto fez com que a Favela do Cantagalo começasse a receber turistas estrangeiros no ano-novo de 2007. A chegada de três visitantes foi o primeiro passo do projeto Bed and Breakfast ("Cama e Café da manhã"), idealizado pelo empresário e fotógrafo Daniel Plá e pela arquiteta Mirian Gleitzmann. A hospedagem custava cinquenta reais por dia, com direito a café da manhã com suco de laranja, mamão, pão francês e queijo minas. Inicialmente, vinte casas participaram5 .

Em 23 de dezembro de 2009, a comunidade passou a ser atendida pela 5 ° UPP Unidade de Polícia Pacificadora com o efetivo de 176 policiais.6 .

Em 30 de junho de 2010, foi inaugurado o Complexo Rubem Braga, constituído por duas torres, um mirante (o Mirante da Paz, nome este criado pelos próprios moradores do conjunto) e um elevador gratuito ligando o alto do conjunto de favelas à estação de metrô General Osório7 .

O jogo virtual Call of Duty Modern Warfare 2 se inspirou na favela Pavão-Pavãozinho.

A cantora brasileira Fernanda Brum tem uma música intitulada "Pavão-Pavãozinho".

Fonte: Wikipedia

pajaran has marked this note useful

Photo Information
  • Copyright: JB Pedroso (JBPedroso) Silver Star Critiquer [C: 12 W: 3 N: 4] (42)
  • Genre: Places
  • Medium: Color
  • Date Taken: 2013-06-14
  • Categories: Architecture
  • More Photo Info: view
  • Photo Version: Original Version
  • Date Submitted: 2014-03-05 13:47
Viewed: 455
Points: 0
Discussions
Additional Photos by JB Pedroso (JBPedroso) Silver Star Critiquer [C: 12 W: 3 N: 4] (42)
View More Pictures
explore TREKEARTH