Photos

Photographer's Note

The Alviela Siphon in Sacavém, is a structure notable for its architecture. It belongs to Alviela Aqueduct system that provided water to Lisbon and nearby cities. It was builded in 1880.

-----

O Sifão do Canal do Alviela ou Arco do Canal do Alviela (também chamado Sifão ou Arco do Canal do Tejo), em Sacavém, é uma estrutura de engenharia civil notável pela sua arquitectura, integrado no quadro do Aqueduto do Alviela, e destinado a abastecer, com as águas do Rio Alviela, a cidade de Lisboa e os concelhos limítrofes.

O sifão, que constitui um dos ex-líbris da cidade de Sacavém, atravessa o Rio Trancão, a poucas centenas de metros da sua foz desaguar no vasto estuário do Tejo, descrevendo um arco de 45,5 metros de corda e 13,5 metros de flecha, situando-se defronte do Forte de Sacavém, nas proximidades da estação de caminhos-de-ferro que serve a cidade.

Foi construído nos começos da década de 1880, quando o Alviela foi represado por forma a abastecer de água potável a capital; a estrutura viria a sofrer obras de melhoramento durante o Estado Novo, num quadro de fomento das obras-públicas levado a cabo pelo titular do respectivo ministério (à data, o engenheiro Duarte Pacheco), tendo em inícios da década de 1940 sido colocadas, em cada um dos extremos do sifão, duas portentosas esculturas em betão armado, destinadas a servir de fontes, representando um aguadeiro de sete metros de altura, com um joelho assente no chão, a esvaziar um cântaro de água não menos colossal.

Fonte: pt.wikipedia.org

sacavem, paura, steliosk, AiresSantos, kiks, Jardim, Charo, bisok, parbo has marked this note useful

Photo Information
Viewed: 2690
Points: 33
Discussions
Additional Photos by Paulo Goncalves (Juntas) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 1458 W: 216 N: 1818] (7958)
View More Pictures
explore TREKEARTH