<< Previous Next >>

Ribeiro Frio


Ribeiro Frio
Photo Information
Copyright: Isabel Abreu (isa) Gold Star Critiquer/Silver Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 194 W: 17 N: 261] (1794)
Genre: Places
Medium: Color
Date Taken: 2008-07-11
Categories: Nature
Camera: Canon EOS 20 D
Exposure: f/4.5, 1/10 seconds
More Photo Info: [view]
Photo Version: Original Version
Date Submitted: 2008-07-11 6:54
Viewed: 441
Points: 4
[Note Guidelines] Photographer's Note
Percursos pela Ilha da Madeira.

«Com início na vila montanhosa do Ribeiro Frio, este pequeno trilho segue a Levada da Serra do Faial, dando acesso ao miradouro dos Balcões, donde se podem desfrutar vistas soberbas sobre o vale da Ribeira da Metade.


Distância total: 1,5 Km (+ 1,5 Km regresso)
Tempo: 1h 30m

Altitude máxima: 630 m
Altitude mínima: 630 m

Início: E.R. 103 (Ribeiro Frio)
Fim: E.R. 103 (Ribeiro Frio)

O clima varia frequentemente, leve agasalho
O piso pode estar escorregadio, leve calçado antiderrapante.

Este trilho inicia-se na estrada regional E.R.103 no Ribeiro Frio e, acompanhando a levada da Serra do Faial dá acesso ao miradouro dos Balcões, donde lhe oferecerá belas panorâmicas sobre o profundo vale da Ribeira da Metade e da freguesia do Faial.

Circundante à levada predominam as mais variadas espécies endémicas como Loureiros (Laurus novocanariensis), Vinháticos (Persea indica), a Uveira da Serra (Vaccinium padifolium), as Orquídeas da Serra (Dactylorhiza foliosa), mas também encontrará árvores exóticas de folha caduca como os Carvalhos (Quercus robur) e Plátanos (Platanus x acreifolia), que se distribuem regularmente na margem do caminho.

Chegado ao Miradouro dos Balcões deparar-se-á com um esplêndido cenário, totalmente coberto pelos vales verdejantes característicos da Floresta Laurissilva, área integrante da Rede Natura 2000. Esta floresta adquire especial importância como “produtora de água” pois condensa a água dos nevoeiros nas folhas das plantas, retirando-a destas e conduzindo-a em grandes quantidades até ao solo, onde irá posteriormente carregar as nascentes e as ribeiras.

A Central Hidroeléctrica da Fajã da Nogueira, totalmente visível deste ponto, é testemunha do valor que esta Floresta traduz para a Ilha da Madeira, produzindo electricidade com a água retida e abastecendo todo o concelho de Santana.


Em dias de boa visibilidade, poderá avistar a Cordilheira Central, destacando-se os picos mais altos da ilha, o Pico do Areeiro (1817 m), o Pico do Gato, o Pico das Torres e o Pico Ruivo (1861 m), e o grandioso panorama geológico que é a massa rochosa da Penha d’Águia.


Com alguma sorte é possível que aviste o Bisbis (Regulus ignicapillus maderensis), o pássaro mais pequeno da floresta madeirense, o Tentilhão (Frigilla coelebs maderensis), a Lavadeira (Motacilla cinerea schmitzi), o Melro-preto (Turdus merula cabreae), o Papinho (Erithacus rubecula), a Manta (Buteo buteo harteti) e o raríssimo Pombo Trocaz (Columba trocaz).


De regresso ao Ribeiro Frio pelo mesmo caminho aproveite para adquirir algumas recordações do artesanato regional e descobrir no Parque Florestal do Ribeiro Frio os viveiros de trutas Arco-íris (Oncorhynchus mykissWalbaum) do Posto Aquícola do Ribeiro Frio, cujo principal objectivo é a produção de trutas para o repovoamento das linhas de água da ilha da Madeira.»

In: www.madeiratourism.org

ribeiroantonio, ruisc_pt has marked this note useful
Only registered TrekEarth members may rate photo notes.
Add Critique [Critiquing Guidelines] 
Only registered TrekEarth members may write critiques.
Discussions
None
You must be logged in to start a discussion.

Critiques [Translate]

Depois de ver a Levada fico à espera da vista desde o Miradouro. A início do passeio começa bem, com um trilho agradável e uma floresta que parece muito fesca e bonita também.
António

Excelente linha a dividir a imagem com uma forte energia a desvanecer discretamente
Gostei especialmente da luz e da nota
Ab
R

Calibration Check
















0123456789ABCDEF