Photographer’s Note
ANGRA DO HEROÍSMO - TERCEIRA ISLAND, AZORES.
Procissão do Santíssimo Corpo e Sangue de Deus.
A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como “Corpo de Deus”, começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liége, tendo sido alargada à Igreja universal pelo Papa Urbano IV através da bula ‘Transiturus’, em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.
Segundo Octávio Carmo, da agência Ecclesia, este ritual “teria chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo”.
Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 600 dia após a Páscoa e forçosamente uma Quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de Quinta-feira Santa. Em 1311 e em 1317 foi novamente recomendada pelo Concilio de Vienne (França) e pelo Papa João XXII, respectivamente.
Nos primeiros séculos, a Eucaristia era adorada publicamente, mas só durante o tempo da missa e da comunhão. A conservação da hóstia consagrada fora prevista, originalmente, para levar a comunhão aos doentes e ausentes.
Só durante a Idade Média se regista, no Ocidente, um culto dirigido mais deliberadamente à presença eucarística, dando maior relevo à adoração. No século XII é introduzido um novo rito na celebração da Missa: a elevação da hóstia consagrada, no momento da consagração. No século XIII, a adoração da hóstia desenvolve-se fora da missa e aumenta a afluência popular à procissão do Santíssimo Sacramento. A procissão do Corpo e Sangue de Cristo é, neste contexto, a última da série, mas com o passar dos anos tornou-se a mais importante.
Do desejo primitivo de “ver a hóstia” passou-se para uma festa da realeza de Cristo, na “Chirstianitas” medieval, em que a presença do Senhor bendiz a cidade e os homens.
A “comemoração mais célebre e solene do Sacramento memorial da Missa” (Urbano IV) recebeu várias denominações ao longo dos séculos: festa do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo; festa da Eucaristia; festa do Corpo de Cristo. Hoje denomina-se solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, tendo desaparecido a festa litúrgica do “Preciosíssimo Sangue”, a 1 de Julho.
A procissão com o Santíssimo Sacramento é recomendada pelo Código de Direito Canónico, no qual se refere que “onde, a juízo do Bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo” (cãn 944, §1).
ribeiroantonio has marked this note useful
Critiques | Translate
ribeiroantonio
(21749) 2006-06-23 11:05
Apesar de estar um pouco sobre-exposta nos prédios do lado esquerdo, não deixo de gostar da tua foto. Tem umas cores bonitas e a definição está muito boa. A nota é que podia também ser um pouco mais elucidativa, e falar um pouco sobre a procissão, que afinal não sabemos qual é.
António
PS: Agora sim, temos uma nota excelente. Parabéns.
Photo Information
-
Copyright: alex sarr (spis)
(314) - Genre: People
- Medium: Color
- Date Taken: 2006-06-15
- Categories: Decisive Moment
- Camera: Canon Rebel Digital, EF 75-300mm f/4-5.6
- Exposure: f/5.6, 1/100 seconds
- More Photo Info: view
- Photo Version: Original Version
- Date Submitted: 2006-06-23 7:31
Discussions
- To ribeiroantonio: procissão açores (1)
by spis, last updated 06-23 09:49








